Feira do Japão

jordan_lapinha3.jpg

por Jordan Mendes

Numa das transversais da Avenida Lima e Silva, que corta o bairro da Liberdade, fica a Feira do Japão. Uma placa azul com o nome da feira marca o seu início. Numa rua estreita, em frente ao colégio Duque de Caxias, acumulam-se barracas com os mais diferentes produtos. Frutas, verduras, legumes, temperos, frutos do mar e carnes são os mais encontrados. O trânsito de pessoas é intenso e os esbarrões, inevitáveis. O asfalto está sempre úmido, pois os feirantes estão molhando os seus produtos constantemente. As barracas são de tamanhos diversos e aspecto humilde.  O cheiro não é muito agradável. Inclusive, no mês de setembro deste ano, a feira sofreu uma apreensão de carnes pela Vigilância Sanitária, por falta de higiene na comercialização.

A feira é freqüentada geralmente pelos próprios moradores do bairro da Liberdade, que acham vários produtos com melhor preço e qualidade. Para Lígia Conceição, moradora do bairro há 40 anos, as frutas, legumes e principalmente os temperos são de ótima qualidade, e os preços, bem mais em conta do que os dos supermercados.

Os preços dos produtos variam pouco entre os feirantes, a pechincha é uma arma muito usada pelos clientes. Ao passar pelas barracas, é possível perceber as negociações: “Assim você me quebra, freguês”, disse um feirante que usava um velho chapéu de palha. O horário também influencia nos preços dos produtos. “Às vezes você vem na feira pela manhã comprar alguma coisa que está de R$ 10, por exemplo. À tarde, quando você volta, está bem mais barato”, comentou Lígia, que usava um vistoso lenço azul na cabeça.

jordan_lapinha2.jpg

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) é a responsável pela fiscalização das feiras livres da cidade. O órgão fiscaliza a higiene, organização e o trânsito nas feiras. “Nós pedimos aos feirantes que não deixem os alimentos no chão, tudo tem que estar em cima das barracas”, disse João Nascimento, funcionário da SESP, que estava acompanhado de um outro fiscal, ambos usando um colete de identificação. Os barraqueiros que não cumprirem com as exigências são notificados, podendo ter sua mercadoria apreendida. “Caso o feirante não respeite o pedido, fazemos a notificação. Se o mesmo persistir, a mercadoria é apreendida”, reforçou Nascimento.

No mês de setembro desse ano, houve uma blitz da Vigilância Sanitária na Feira do Japão. Na ação, 60 kg de carne foram apreendidos por não estarem refrigerados. “As carnes estavam em cima de papelões, sem qualquer cuidado”, disse Nascimento. A mercadoria foi apreendida e levada para o aterro sanitário da cidade. Depois desse episódio, a fiscalização da Vigilância Sanitária na Feira do Japão foi intensificada.

Higiene, organização e segurança
Noemia dos Santos, que comercializa temperos e frutos do mar há 20 anos, afirmou: “Eu amo o trabalho na feira. Comecei a vender aqui com a ‘cara e a coragem’. Acho que a feira melhorou bastante desde que comecei a trabalhar aqui”. A feira passou por uma padronização no ano de 2003, na qual todos os feirantes tinham barracas nos mesmos moldes. “Quando houve a padronização teve uma melhora, mas depois de um tempo voltou tudo ao normal. Ao que era antes”, comentou Germivaldo Rosário, que comercializa vegetais e raízes há 15 anos na feira. Para Germivaldo, que tem uma banca apoiada no passeio, a prefeitura deveria dar mais atenção a eles. Ele diz que a fiscalização existe, mas o incentivo, não.

jordan_lapinha4.jpg

“Durante esses anos que freqüento a feira, sem dúvida ela melhorou, mas é necessário que o governo faça mais. Na organização, higiene, segurança. Apesar de nunca ter sido assaltada aqui na feira, a Liberdade como um todo precisa de um melhor policiamento. Dia de sábado mesmo, eu nunca venho na feira, porque a quantidade de pessoas é muito grande e é muito perigoso”, declarou Lígia, que trabalha na área de saúde. A necessidade de melhoria nas questões de segurança, higiene e organização da Feira do Japão, são as mais visíveis para qualquer um que a visite. Para Noemia, o governo deveria olhar mais para as feiras de Salvador como um todo. Ela diz que os problemas com a limpeza, organização e segurança são muito sério.

(Outubro de 2007)

20 comentários

  1. Gostei muito desta matéria sobre a Feira do Japão principalmente porque esta feira será o cenário e tema do meu trabalhao de conclusão de curso.
    Até hoje não tinha encontrado muito material que tratasse da feira em si, mas sim falando do bairro.
    Se vocês souberem de outras fontes que tratem da Feira do Japão, gostaria muito de obter tal informação.
    Desde já agradeço!

  2. Danielle,

    Oi. Ótimo saber que o nosso texto foi útil. Você poderia tentar conseguir algo com a AR do bairro (administração regional. veja no site da prefeitura), com os feirantes, lideranças comunitárias e procurando pesquisas sobre feiras em Salvador (graduação, mestrado, doutorado), em bibliotecas de faculdades como economia, administração, jornalismo, ciências humanas.
    boa sorte

  3. Danielle,

    Fico feliz de saber que você gostou da matéria sobre a feira do japão. Todas as informações que consegui para a matéria, foram obtidas através de entrevistas no próprio local. Os feirantes e frequentadores da feira são bem acessíveis. Obrigado pela dica, qualquer coisa que você precisar também estou disposto a ajudá-la. Ah, continue lendo o soteropolitanos.

    Abraço

  4. Eu vivo na Alemanha mais os meus familiares vivem na rtua gaspar de lemos. Eu estive no ano passado e simplesmente fiquei horrorizada com o que vir. A prefeitura e a Saude Publica deveria se unir e retirar aquele lixo que fica bem na feira onde se comercializa alimentos e onde o mal cheiro e a falta de higiene dos feirantes fixos e dos que somente vemm e vao embora deixam. EU nao acredito que o Prefeito de Salvador irá deixar continuar aquela contene de lixo onde existe alimentos. Gostaria de solicitar do SR.PREFEITO UMA PROVIDENCIA PARA QUE POSSAMOS VIVER EM AMBIENTE LIMPO E ONDE CIRCULA ALIMENTOS E AGORA COM A DENGUE EU ACHO QUE JÁ PASSOU DA HORA! QUANTA FALTA O SR.ANTONIA CARLOS MAGALHAES ESTÁ FAZENDO A NOSSA CIDADE QUE ELE TANTO AMOU:
    OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE DE MANIFESTAR

    • Minha querida boa tarde!

      Tbm sou morador do Bairro da Liberdade e moro na Rua Oriental, ou melhor minha familia ainda mora lá, Eu não mais, mas venho trazer uma boa noticia pra vc e para todos os moradores desse Bairro Lindo chamado Liberdade, que o contêiner de lixo o Prefeito ACMNeto retirou toda aquela imundice.

  5. Celeste,

    Ótimo que, mesmo de longe, você não se esquece da cidadania baina. Pode se manifestar sempre que desejar.

    Abç

    Redação

  6. Ivana,

    Você encontra outras reportagens sobre feiras nas páginas sobre os bairros São Cristóvão, Castelo Branco e Subúrbio. Os links estão no alto à direita.
    Abç

  7. Esse material vai me ajudar muito no trabalho que vou apresentar sobre o bairro daLiberdade.
    Muito Obrigado a todos

  8. um local deste bastante movimentado ppode a prefeitura e o ministro de trasporte melhorar com a entrada de onibus de todas as linhas e organizar os feirantes enta

    UM LOCAL DESTE MARAVILHOSO COMCULTOS DOUTRINARIOS MARAVILHOSOS PODE A PREFEITURA DDA NOSSA CIDADE JUNTO COM O MINISTRO DE TRASPORTE NOS CONCEDER ONIBUS DE DIVERSASLINHAS PARA MELHORIA E COMODIDADE LOÇAL E PARA MELHOR DISIMPENHO ACOMODAR MELHOR OS FEIRANTES NAO E NADA IMPOSSIVEL OBRIGADA

  9. A PREFEITURA JUNTO AOS FISCAIS LOCAL PORFAVOR TENHA A BONDADE DE SE MOBILIZAR E FAZER A REMOÇAO DA CAIXA DE LIXO DA ENTRADA DA RUA ONDE ALEM DE CAUSAR DANOS RESPIRATORIO ACONDICIONANDO O CHEIRO AS NARINAS EMPATA A IGREJA QUE NAO SE MANIFESTA COM O DESRESPEITO DE TER NA FRENTE DE UMA IGREJA EVANGELICA UM SINAL DE MALDADE ENTAM PEDE-SE A REMOÇAO EM BREVE PARA OUTRO LOCAL DE POUCO AÇESSO DE PEDESTRE E TAMBEM A RETIRADA D O POVO LICHAO PARA UM ALBERGUE OU ENDEREÇA ELES PARA SUAS RESPECTIVAS RESIDENCIAS REMOVIDOS EM VEICULOS DA PREFEITURA COMO COMBIS TOPIQUES E OUTROS

  10. COMO A FEIRA DO JAPAO BEM APRIMORADA NAS SUAS VENDAS ONDE EM PESQUISA SE HACHA CUIDADOSOS FEIRANTES COSTUMEIROS COM SUAS FRUTAS E VERDURAS DE QUALIDADE ONDE HA POUCOS DISCUIDADOS QUE APROVEITAM PARA SUA VENDA ALIMENTOS ESTRAGADOS JOGADOS NO LIXO ONDE SE PEDE UMA FISCALIZAÇAO ADEQUADA e sempre podendo assim os ajudar a vender e revender produtos de melhor qualidade. ajuda esta com local adequado nos passeios bancas adequadas lonas de barracas padronisadas e ajuda na boa saude dos mesmo que e o ponto fundamental para o bom cuidado dos alimentos por exemplo uma mao saldavel sem unheiros luvas lavagem como ja faz varredura sacos de lixo baldes grandes loçal padronisado façam assim nao ha nada dificil obrigada

  11. esta barraca da prefeitura muito linda verde devera dispoinibilisar para todos os feirantes ficara muitissimo bem quanto ao s açougues de ruas muito bom mais e necessario que seja fiscalisada as carnes de que sao e as ossadas vendidas de qualquer forma averiguada e ajudada para uuma melhor saude obrigada

  12. Adorei a matéria, gostaria que me informasse, se souber, porque esse nome FEIRA DO JAPÃO? Acho que muitos moradores tambem gostariam de saber.
    Grata
    Janice

  13. Olá,

    estou desenvolvendo um trabalho sobre colônia japonesa do J.k., situada em Mata de São João, como constatei seu objetivo era abastecer Salvador e região metropolitana de produtos de hortifruti, por isso gostaria de saber qual a relação dessa feira com o nome Japão. Há relações com a cultura de cultivo de verduras e frutas pelos japoneses?

  14. Olá,

    estou desenvolvendo uma pesquisa sobre a colônia do J.k. em Mata de São João. Em estudos constatei que o objetivo principal dessa colônia era abastecer Salvador e a região metropolitana com os hortifrutis. Gostaria de saber seo nome dessa feira tem alguma relação com a participação desses japoneses? Ou melhor, por que a feira é chamada “Feira do Japão?

  15. Caros,
    Moro na Rua Gaspar de Lemos faz 31 anos, e para quem perguntou sobre o nome da feira, creio que se deva ao fato de muito tempo atrás, no início da rua, haver lojas de orientais (não me recordo o que eles vendiam). A feira está precisando de atenção, manutenção, segurança e fiscalização, o lixo tá tomando conta do 1º largo e o crack e a mendicância reinam na frente de todos.

Deixe um comentário