Auxílio Fraterno na Lapinha

entrada-oaf-22.jpg

por Jordan Mendes

Fotos: Divulgação e Marco Beltramo

Uma das coisas que chama a atenção ao chegar a Rua do Queimado, de casas simples e asfalto esburacado, é o prédio de portão verde e extensa parede que leva as letras OAF (Organização do Auxílio Fraterno) nas cores azul, amarelo e verde. Ao passar pela portaria e adentrar a instituição, percebe-se um lugar muito organizado e limpo, contrariando a estrutura do bairro. Conhecendo a OAF, tem-se a sensação de que as coisas funcionam lá, apesar da ONG (Organização Não Governamental) está sendo acusada de superfaturamento na venda dos produtos das suas oficinas, o que tem limitado os projetos desenvolvidos pela mesma.

Fundada em 1958, pela professora e advogada Dalva Matos, a OAF tem como objetivo atender aqueles cujas condições mínimas de vida e cidadania são negligenciadas. “Quando a professora Dalva começou o trabalho, a OAF era uma casa onde ela abrigava crianças e pessoas necessitadas”, disse Margarida Neves, uma das diretoras da instituição. Além da fundadora Dalva Matos, pessoas como Carlo Novarese, Vanda Pereira e o Padre Clodoveo Piazza foram importantes para o crescimento da ONG, que fica localizada no bairro da Lapinha. Hoje, a OAF, que tem como membros da sua diretoria Marcos Paiva, Margarida Neves, Vanda Pereira e Célia Pereira, conta com uma infra-estrutura e organização significativas, e tem como principais parceiros o Governo do Estado da Bahia através das Secretarias do Estado de Ação Social, de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Prefeitura Municipal de Salvador através das Secretarias Municipal de Educação e Cultura e do Trabalho e Desenvolvimento Social, a Fundação Nova Caritas, a OAF Itália, a Coelba, e o Instituto de Idiomas Yázigi S/C.

Moradia e educação
A OAF conta com a Casa-Lar, que possui 10 apartamentos com quatro quartos cada, que abrigam, no máximo, 10 crianças e adolescentes órfãos cada um. Esses jovens convivem como irmãos e têm, pelo menos, uma mãe ou pai “social”. “Os pais sociais ficam com as crianças de segunda a sexta, e são a figura paterna ou materna delas”, disse Priscila Muniz, coordenadora do Telecentro da Casa Brasil. Além disso, a OAF providencia educação formal integral para esses jovens até o ensino fundamental, na Escola Carlo Novarese, com ênfase na criatividade e comunicação.

foto-marco-beltramo-195.jpg

A organização também tem o Centro de Formação Profissional, que oferece cursos concorridos de Automação Industrial, Pneumática, Eletrônica, Hidráulica, Movelaria, Vídeo, Corte e Costura, Informática, Eletricidade, Mecânica de Autos, Manutenção Hospitalar, entre outros. “Por estarmos sofrendo acusações, tem pouco dinheiro entrando e por isso o centro de formação está parado”, comentou Margarida Neves.

A Organização do Auxílio Fraterno tem ainda a UNICA (Universidade da Criança e do Adolescente) que é um espaço onde lazer, educação e trabalho se fundem, e os jovens excluídos têm contato com a cultura técnica e científica.

foto-17-n11.jpg

Oficinas produtivas
A OAF também conta com as chamadas Oficinas Produtivas, que ajudam a contribuir para a continuidade dos programas sociais desenvolvidos pela ONG. Essas oficinas desenvolvem atividades de metalurgia, marcenaria, edição de impressos, solda, confeitaria e serviços de manutenção predial, funcionando também como núcleos de aprimoramento da formação profissional do jovem. Margarida disse que essas oficinas são um projeto de auto-sustentação da organização, e têm o apoio do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura Municipal de Salvador.

foto-marco-beltramo-011.jpg

Casa Brasil
A mais ou menos um ano, a OAF também ganhou com a chegada de uma unidade da Casa Brasil, que fica localizada em suas dependências. Projeto iniciado em Valente, na Bahia, a Casa Brasil é um espaço público, gratuito e de acesso aberto a todos os cidadãos. Em Salvador, existem mais duas unidades da Casa Brasil, que contam com os serviços de rodas de leitura, shows e apresentações, cursos gratuitos e serviços de informática geral. “É um trabalho muito gratificante, pois dá pra ver o retorno que a comunidade tem, além de ser muito bom trabalhar com inclusão social e digital”, afirmou Priscila Muniz.

Acusações
Ganhadora de alguns prêmios, a OAF é um exemplo real de trabalho social em um bairro de classe baixa como a Lapinha, e apesar do árduo trabalho, vem sofrendo com acusações de superfaturamento na venda dos produtos feitos nas Oficinas Produtivas, o que faz com que seus projetos sociais e oficinas fiquem parados.

Para Margarida Neves, está chato desenvolver o trabalho nesse momento, pois como não há dinheiro entrando os projetos não podem ser desenvolvidos e a comunidade perde muito com isso. Ela ainda diz que está havendo um grande equívoco em relação às acusações sofridas pela OAF e que as portas estão abertas para receber a visita das pessoas que querem conhecer o trabalho e o departamento contábil da organização.

(setembro 2007)

135 comentários

    • Agora não por que?? Você já visitou a ong para saber como está? Uma pessoa que fez um monte de cagada lá, foi denunciado e espulso.. agora tem gente integra, querendo ajudar! Antes de falar, pensa um pouco!

      • e só visitando dá para saber da integridade dele? conhecemos bem este senhor de longas datas, sabemos de suas histórias todas, e não são nadas boas. acho que você é que não sabe nada. pesquise seu passado.

      • Oi alguem do tempo da Ilma Dona Dalva Padre Piazza..sai de lá com 9 anos.tempo do xandy do pagode..Ana Claudia Gleice Noé sinto falta queria ter contato

    • Oi alguem do tempo da Ilma Dona Dalva Padre Piazza..sai de lá com 9 anos.tempo do xandy do pagode..Ana Claudia Gleice Noé sinto falta queria ter contato

      • Sou da época de D. DALVA. Meu nome é MARIZA FERREIRA DA SILVA e sai em 83! meu whatsapp é 88 9992331679!

      • OI ESTOU DIGNADA COM O MODE DA OAF TRABALHAVA ELES MIM DERAM N FOI UMA DOAÇÃO ELES N TEM NOÇÃO O FIZERAM COMIGO TENHO HJ 25 SAI DE LA COM 9 ANOS HJ SOU FELIZ PQ TIVE Q FUJE DE CASA MIM MALTRATARAM MT
        MAIS EU LEMBRO D MT COISA ERA DO TEMPO D DALVA,MARCOS, ILMA, LEDA TODS Q TRABALHAVAM AI E PADRE PIAZZA TENHO SO LEMBRANÇAS BOA SÓ DOS COLEGAS PQ OS TRABALHADORES NEM FAZIA DIFERENÇÃ

      • Sim Bete minha,prima.
        Agora gostaria de saber se vc conheceu Michele filha de uma senhora bem magra que usava oculos e tinha um cabelo grande e Liso.se quiser contato de bete eu te dou com certeza vcs se conhecem.
        P

      • Vc conheceu jaqueline da mata ,antonio e beth eles sao desse tempo

  1. trabalho em uma associação que tenta tirar os meninos de rua e encaminhar a um centro de recuperação, posteriormente tentamos encontrar os familiares desses afim de que eles possam receber seus parentes de volta. por estarmos encontrando dificuldades em encontrar um abrigo casas, pessoas que tenha esse tipo de visão nosso trabalho estar andado meio devagar gostaria de saber se podemos estabelecer algum tipo de parceria.

  2. Estudei na OAF de 1967 a 1970 tenho boas recordações.E acredito os por essa instituição só querem o melhor para todos q\ prescisam dela.

  3. fui interna (órfã) da O.A.F. e graças a ela houje sou uma pessoa feliz
    ainda me lembro bem da tia Vanda!
    SAUDADES!
    Regina.

  4. Cheguei aos 3 meses de vida,me lembro que tinha uma amiga,andávamos juntas….mas não tenho boas recordações de lá…pois até hoje não sei do paradeiro de minha mãe.Já estive aí em 2006 e não me deram nenhuma resposta dela…então se possível me ajudem a encontra-la,por nome de Matildes Ferreira da Silva.O meu é:Mariza Ferreira da Silva.Qualquer informação entrar em contato com o esses números:88 99206475 ou 88 92331679. Obrigada.

    • Mariza vai no quadro do Bahia meio dia, desaparecidos…. quem sabe não consegue alguma informação dela??

      • Bom dia Alexinalda!
        Eu sou a Mariza Ferreira, sai da O.A.F em 84 até hoje procuro onde está minha amiguinha inseparável da instituição mas não me lembro o nome dela, como também procuro por minha mãe.
        manda te zap pra gente ir se comunicando ou me chama por esse número (88) 9 92331679.
        Abraço!

      • TAIANA ESTOU ATUALMENTE MORANDO NO ESTADO DO CEARÁ…INTERIOR…TRABALHO MUITO E TENHO UMA BEBÊ…PODE ME AJUDAR?
        MANDA TEU ZAP PARA NOS CONHECER MELHOR E SERVE PARA TODOS QUE QUEIRAM ME AJUDAR…88992331679 WHATSAPP

      • A SEI QUEM E VC MEU NOME E GIVALDO DOS SANTOS
        EU CONHECI BARBOSA MIGUEL E FERNANDO QUE ERA IRMÃO
        CONHECI E OUTROS DO MEUS TEMPO

  5. EU NASCI DESDE PEQUENO.CONLHECIA MUITO D.DALVA NAQUELE TEMPO ERA TUDO
    MARAVILHOSO PARA MIM.A OAF ERA MINHA PRIMEIRA CASA DESDA MINHA INFANCIA
    EU A PREDIR MIM EDUCAR NELA. A OAF NÃO PODE FICA NEUMA SITUAÇÃO DESSA
    QUE HOJE ESTA SOVRENDO AS CONSEQUENCIA DE UM GOVERNANTE INCOPETENTE.

    ASS.GIVALDO

  6. meu nome é maicon alves nascimento´, morei durante muito tempo na oaf hoje moro em recife sou policial militar e nunca esqueci de tudo que aprendi como ser humano nesta organização…

    • maiocon eu acho que vc lembra de mim givaldo dos santos que chupava dois dedos
      e minha mãe sempre ea mim ver todos os domingos.eu tambem lembro de todos pessoas
      vou escrever algus nomes dessas pessoas pra ver-se vc conlhece.firmindo-chiquinho
      barbosa -fernando-lucas-claudio-ferreira-lindomar-casilda-luis-d.nice-ailton-aurelio-
      antonio luis carlos o(negão) -ratinho -josé ailton-d.joana-d.chiquinha a boa cozinheira da o.a.f

    • GIVALDO, DO MEU TEMPO NÃO ME LEMBRO DE TODOS POREM AÍ VAI ALGUNS NOMES: LUIS QUE É IRMÃO DE CARLINHOS ARI,BEATRIZ,PEQUENO,MENDONÇA,JUCIVAL,YUCA,POPAY,EU SOU IRMÃO DE MONIQUE, E MORAVA NO AP.102 COM ZILDA.

      • MAICON, MEU NOME É EDMILSON, LEMBRO-ME DE VC E SUA IRMÃO. ALGUMAS VEZES NAS CONVERSAS C AMIGOS PERGUNTAMOS POR ONDE VC E SUA IRMÃ ANDAM. VC TEM NOTICIAS DE MONIQUE, VC TEM ALGUM CONTATO SEU OU DELA? DÊ LEMBRANÇAS ELA. MANDA NOTICAS. ABRAÇOS

  7. Pois é,eu só sei que no ano de 1979 ano em que minha mãe deixou-me na O.A.F e a mesma nunca mais apareceu.Fui no ano de 2006 a procura dela e não me deram as informações.Então saindo com quase 5 anos de idade,não sinto nem um pingo de saudade,e o que queria e quero são as informações concretas e corretas sobre minha mãe.

      • Lembro não Alexinalda. Só sei do nome porque consta na ficha de minha entrada na instituição.
        Desde quando sai da instituição que estou morando no interior do estado do Ceará.

  8. Alguém tem o telefone da OAF??? Estou precisando entrar em contato.
    Ficarei mt grata se alguém me ajudar

  9. Edmilson, segue meu mail maiconnegao2@hotmail.com, pode entrar em contato,vc ainda mora na oaf ? talvez em agosto e vá ate salvodor de ferias para passar uns 8 dias blz, olha tem mais alguem conhecido por ai se tiver me diz quem é. um abraço e até logo…

    • Maicon, bom ter noticias suas. sou marcos. lembra de mim? tenho contato com muitas pessoas de sua época. ti adicionei no msn e assim podemos conversar. um grande abraço. marcos

      • Oi Marcos, no ano 2008 procuramos sobre a televisao a mae do nosso filho Edvan. Gracas a Deus consequimos de achar a avó e tambem Dona Leda (do Orfanato). Agora perdemos o contato. Voce pode nos ajudar de encontrar novamente em contato com Dona Leda. O telefone no homepage de OAF é errado. Seriá otimo se voce pode nos ajudar. Edvan foi no Orfanato no ano 91-92. Lembrancas da Monica, Manfredo e Edvan.

  10. Porque tanta dificuldade da parte de vocês pra me dá uma informação?Atualmente estou morando no Ceará,mas no ano de 2006 estive aí pra pedir informação sobre minha mãe e me deram uma resposta totalmente sem nexo.Se for preciso irei procurar todos os meu direitos,pois tenho o direito de saber quem são as minhas origens.Sou Mariza Ferreira da Silva fui deixada por minha mãe(Matildes Ferreira da Silva) no ano de 1979 e uma família me adotaram mas com o registro.Então quero resposta é um direito meu.Meu email é mariza_28@hotmail.com , por gentileza se possível meu contato é (88)92331679 ou (88)99206475.Ficarei muito agradecida se vcs me ajudarem.

    • mariza vc não é da minha epoca porisso não tenho informação nenhuma … deus vai ajudar vc

      • O MARIZA EU LEMBRO DE VC EU SOU A LUCINHA SINTO MUITA SAUDADES DA OAF
        HOJE EU MORO EM SAO PAULO ESTOU DE FERIAS AQUI EM SALVADOR VOLTO DIA 28/07 NÃO TENHO INTERNET MAS TENHO CELULAR 11 98699 0476 ME DE NOTICIAS DAS MENINAS PACA RITA PATRICIA JOELMA E VERA LUCIA IRMA DE EDU QUE NA VERDADE SE CHAMA JOSE RAIMUNDO BJS FICO NO AGUARDO

      • eu acho que vc lembra de mim. givaldo que chupava dois dedos.que a diretora da oaf
        se- chamava dona dalva matos.na quela epoca era tudo bom para mim.
        eu comlheço joelma .dana nice.os irmão firmino ratinho e carlos.tabem eu conlheço
        dona chiquinha ela era boa conzinheira .vou deixar meu telefone cel.8751-9953
        hoje trabalho na ufba.

    • Olá…eu novamente. Eu Mariza Ferreira da Silva pedindo a ajuda de vcs, o nome de minha mãe correto é Natildes Ferreira da Silva, nascida em 15/03/1958, o nome da minha avó é Isabel Ferreira da Silva.Fiquei sabendo que minha mãe atualmente está morando em Piripiri.Devido eu morar no Ceará queria quero quem puder dar essa força por mim, agradecerei bastante.Telfone pra contato: 88 992331679.
      Grata,
      Mariza!!

    • Pra mim foi doacao irregular a troca de dinheiro pq tb procurei informações e eles nao souberam informar nada

  11. Maicon, que felicidade saber que vc e Monuque estão bem, sou Moisés (Popay), durante muito tempo andei perguntando por vocês. Dê lembranças a Monique e manda noticias segue meu e-mail: moipop2004@hotmail.com

      • Não, não moro mais na oaf, estou bem, fico muito feliz em saber que vc e Monique estão bem, pois é muito gratificante saber que depois de tanto tempo sem noticias de alguém esse alguém está muito bem.

  12. qUEM N SE LEMBRA DE JUSSARA ? IVONE OTIMAS COORDENAÇOES E DIRETORIAS ESTUDEI LA ATE 2004 MUITO OTIMO SAUDADES

  13. Nossa estudei lá na Oaf em 2007 e 2008 sinto muita saudades de lá…aprende muitas coisas….JUSSARA e IVONE…. tornou muitos alunos em gente com caráter sempre com pulso forte e rigidez!!bjs

  14. A mesma de sempe,descobrir onde minha mãe vive e conhecê-la, essa é minha resposta.
    mariza_28@hotmail.com ,telefones para contatos:(88)99206475 esse é TIM e o meu CLARO é: (88)92331679.Tenho esperança de achar ela ou alguém da família.Obrigada.

  15. meu nome diego, sera q eu consigo resgatar o certificado de um curso que eu fiz na oaf na turma de 2005. muito legal belo ano e boas recordações

  16. mariza, localizei uma MATILDA FERREIRA DA SILVA NA INTERNET, NAO SEI SE É SUA MAE. rua jose lopes da silva 121 vale sol viçosa- mg cep 38570-000 tel (31) 3892-7461
    boa sorte

  17. QUERIA AGRADECER PRIMEIRAMENTE A DEUS E A VCS DA OAF POR FAZER DE UMA PEQUENA CRIANÇA UMA GRANDE PESSOA QUE SOU EU HOJE…….
    OBRIGADO POR O AUXILIO QUE TODOS TIVERAM POR MIM……
    ESPERO UM DIA SE DEUS QUISER ADOTAR UMA CRIANÇA ASSIM COMO EU FUI…….
    DE CORAÇAO MUITO OBRIGADO DE VERDADE….
    QUE DEUS ABENÇOI A TODOS QUE FAZEM PARTE DESSA INSTITUIÇAO….

    ATT: LEVI SANTOS DA SILVA (O CHOCOLATE) COMO0 VCS ME CHAMARAM AI…….

    • OI LEVI TUDO BOM ?, EU SOU MOISÉS (POPAY) NÃO SEI SE SOU DA SUA EPÓCA, PARA CONFIRMAÇÃO ENVIE UM LINK PARA O SOLTEROPOLITANOS COM UMA FOTO SUA. OK

  18. sempre admirei a oaf, tivea sorte de conhece-la de perto,e gostaria deter noticias se ainda funciona e como estãoascoisa por lá,sealguem tiver noticias por favor me avisem,ficarei aguardando . abraços

    • Prezada,
      Maria do Carmo,

      A OAF hoje já não é mais como era antes, depois de varios problemas financeiros hoje a mesma funciona com pouquissimas crianças e com um gestor sem nenhum compromisso com elas.
      No mais a instituição continua funcionando graças ao aluguel do senai,avisi,faculdade Tomáz de Aquino e prefeitura.
      Gostaria de ter dado melhores noticias sobre a OAF porém também morei lá e sinto muitissímo que hoje essa conceituada instituição está entregues praticamente as moscas.

  19. oi gente eu tambem nasce e cresce na oaf sou conhecida por la como claudia preta, e avinha uotras cludias ;como chica ,pimenta pequena e uotras.bem gostaria de obter contatos de voçes .meu email ;claudinha.solitaria@hotmail.com estou morando atualmente em sapeaçu depois de cruz das almas fico na espera fica todos com deus.

  20. Alguém sabe o paradeiro das internas ANATILDES e JOELMA, eu fui interno de 1970 a 1976 e gostaria de noticias, tenho saudades da Tia Dalva e da Tia Vanda, dos amigos Wilson, da HILDA, sem falar no cantinho do Silencio ao lado da Gruta.

  21. Olho ja morei ai ate mrus nove anos.
    Fui dada nao adotada ,vcs soa um
    Bando de ignorantes n tem competência.
    Pra adiministra esse afanato,hoje sim eu tenho
    Minha vida feliz n vivo de ilusão.rs

  22. Oi Givaldo vc lembra de mim eu não consigo me lembrar de vc eu morei muito tempo na oaf eu sou lucinha conheci muita gente vou escrever os nomes pra ve se vc lembra de alguns Rita que era conhecida como Paca, Barbosa, Ferreira, Anatildes, Joelma irmã de Simone, Mariza, Maisa, Patricia filha de dona Joana Marcos Vinicius, Silvinha, Edna, Valdelice, Eduardo que e irmão de Vera Lucia entre outros.morei muitos anos no orfanato eu so sei que eu fui morar na oaf quando eu tinha mais ou menos uns 4 anos e sai de la quando eu tinha 15 anos de la pra ca eu nao fui mais la. fiquei sabendo que tia Dalva faleceu so que quando eu fui na oaf ela ja tinha sido enterrada. eu fiquei sabendo tbm que a Cristina Matos conhecida como Tina tbm faleceu. bjs.

    • eu era igualmente a vc sair de lar quando completei 16 anos.eu fui para o outro colégio de
      menores.fui para jequié .foi eu aurelio.edmilson.com a mãe de paricia.dona joana.
      eu sobe que ela tambem faleceu.comlhece muita gente na quela epoca.vou colocar uns nomes.para ver -se vc conlhece .ferreira.barbosa.solange.os irmão-barbosa.minguel.e fernando.os irmão firmindo.ratinho.carlos.os irmão.raimundo e josé ailton.dona chiquinha a conzinheira.claudio fillho de dona chiquinha.dona ilda.marcos vinicios.lucas.dona nice.
      dona vanda.chiquinho que era dotado por dona dalva.eu era o menino que chupava dois
      dedinhos.hoje moro sozinho no eng.velho de brotas. e traballho na ufba a 27 anos.
      minha mãe que ia toda vez mim visitar.ela valeceu doente.vc sabe que o irmão de barbosa
      valeceu em um acidente de moto.sabe quem foi .minguel.sabe que foi que mem-disse
      antonio carlos aque rapaz que o pesoal chamava de negão.

      vc agora esta a onde.vou deixar o numero do meu celular e do trabalho

      8751-9953 esse e o numero de celular. agora do treabalho.3283-6370.
      thauuuuuuuuuuuuuuuuuu.boa sorte para vc a sue familia.

      • oi Givaldo! eu estou morando em Osasco SP. vc se lembra de José Raimundo Batista de Jesus mais conhecido por Eduardo ele tinha uma irmã chamada Vera Lucia. meu telefone 11 97757-6015 tim. bjus Lucinha.

      • lucinha eu le o seu comentario que vc mandou para o meu bol.
        eu tambem fui para jequie . que foi eu negão e aurelio e edmilson.
        estou em salvador.trabalhando na ufba.unifercidade federal da bahia
        em ondina.meu face givaldo santos. vc vai ver uma foto de uma bicicleta
        já sabe que e meu facebook.favor mim adicione.
        meu tel.8751-9953.ou sim não mim mande mensagem de texto para o
        meu celular.o nomes desse pessoal que vc postou eu comlheço eles todos.

      • Boa noite querido chiquinho era interno da Oaf ou funcionario.desde ja agradeco pela sua atencao.
        Obrigado

      • Boa noite
        Vc tem contato do Chiquinho que foi adotado por D.Dalva ele pide ser o irmão que eu tanto procuro. Me ajude . Deus abençoe

    • Boa tarde Lucinha!
      Estou tentando ligar para você e da como não existe mais o número,se mudou de número me mande!
      Grata:
      MARIZA FERREIRA!

  23. oi givaldo que bom que vc me respondeu. mas e ai vc lembrou de mim
    hoje eu moro em osasco sp trabalho em uma distribuidora de medicamentos ha 13 anos tenho um filho de 12 anos ele se chama caio chaves vou deixar o meu numero celular 041 11 98699-0476 tim tchauuuuuuuuuu fica com deus bjs

  24. Olha quem pesquisou por mim o nome de Matilda Ferreira da Silva, não é o nome da minha mãe, o nome dela certo é Matildes Ferreira da Silva.Por gentileza quem puder me ajudar a procurar por minha mãe fico muito agradecida.
    Mariza Ferreira da Silva.
    Observação: Fui internada em Junho de1979.

  25. Passando só para avisar que estarei no aniversario da O.A.F.Estou muito feliz por ter recebido o convite do presidente da Instituição e aproveitarei a oportunidade de realizar a entrevista para procurar minha mãe.
    Abraço a todos..
    Mariza e Andrey….
    ….há não esquecendo que irei com meu filhão, Andrey. 😉

  26. Amei o convite que recebi para visitar a O.A.F.Foi eu e meu filho.Muito organizado…enfim..adorei.E nessa visita o diretor me deu toda atenção,fomos ao escritório da ex patroa de minha e nessa visita que eu e Jozias fomos ela me deu algumas fotos de minha mãe…..nossa fiquei muitíssimo feliz.Agora posso saber pelo menos como é minha mãe por foto…vamos agora a batalha pra saber onde ela se encontra.Não esquecendo que o nome dela é Natildes Ferreira da Silva.
    A todos que puderem me ajudar a encontrar,postarei uma foto dela,meia ruim a imagem,até pq foi tirada pelo celular e também é fotos de 1978.
    Fico muitíssama agradecida à aqueles que puderem me ajudar.
    Grata,
    Mariza Ferreira da Silva.

  27. ola pessoal morei na oaf qate 1996,amei a oaf,fui morar la em 1989 conhecir pessoas maravilhosas,nao tenho o que falar da oaf,inclusivel do meu padrinho de batismo que se chama,adivinheem,piazza.beijos para todos da minha epoca,caso queirao entrar em contato comigo so ligar para o n/(71)86188716,me chamo daniela.

  28. Bom dia ,a 25 anos eu e a mia esposa adotamos uma menina OAF Salvador o nome dela era Gleide Silva e a irma dela foi adotada por outra familia ,tão bem tinha um irmão que era do médio estava falecido no local de onde foram retirados, na certidão da OAF a mãe dela era Edna Marina Silva e a estoria que foi contada para nos foi que eles foram retirados de uma casa que estariam a muitos dias sem comida e um irmão estaria morto ,bom eu gostaria de encontrar a mãe de Gleide, a mia filha esta com problemas de identidade por conta de não conhecer a mãe, Gleide tem um filho e não quer criar ,tipo esta acontecendo o mesmo que paço com ela gostaria do ajuda de vocês o pelo menos o nome dos avos de Gleide obrigado espero resposta .

  29. No ano 1992 adotamos Edvan Conceicao de Jesus, filha da Marly Conceicao de Jesus.
    Procuramos a Dona Leide e uma Dona Silvia. Por favor, quem sabe alguma coisa destes pessoas, nos avise por favor.

    • Boa noite Daniela tudo bem eu vo ti ligasim meu numero e eseESE amiga 11)975749876 sp ode voce ta morando paulo

    • Oi Daniela bom dia amiga tudo bem voce poderia liga es numero aqui são paulo 011975749876 conversar em os melhor sobre o tempo qe pasei na oaf amiga por favor liga ou mada uma mensagem qe eu retorno um abraço amiga paulo

  30. olá Paulo. como vai? qual foi o período que você morou na OAF? não estou me lembrando de você só pelo nomePaulo. qual o seu nome completo?

    • bom ,e difícil me manifestar, não sei que deu errado, fis todo certo ,Bom Dia ,a traveis de vocês que ficarão na OAF peço ajuda para procurar a familia de duas crianças que no ano 89 o nome delas era gleide silva e luisa silva procuro a mãe delas Edna Marina Silva na época uma das crianças tinha a idade 1 ano e 6 meses e a outra tinha 4 anos foram encontrada na suburbana, tinha outra criança um menino de 2 o 3 anos que falécio chamavam de Bingo .agradeço este pedido e do fundo de meu coração ,obrigado

      • Daniela meu padrinho e o seu e o mesmo amiga eu ti considero de prima de batismo la na oaf meu nome era carlos de jesus mais a maioria Mim conhesia como paulo voce lembra da tia marina Luiz qe tinha um irmã eu esqisi nome dele vanesa Daiane ela tinha um irmão lembra

  31. Olá a todos! Sou Coaraci, mais conhecida como Corinha ou Cora, filha de Tereza e irmã de Lene e Virginia. Vivemos na OAF um periodo de muita alegria. Minha mãe adotou Diogo e Danilo, irmãos gêmeos que hoje tem 25 anos. Quem quiser entrar em contato meu e-mail é santanacoaraci@bol.com.br

  32. vivi nesta instituicao efui adotada por pessoas maravilhosas hoje agradeco a deus e a instituicao

  33. bom dia pessoal vcs por acaso tem alguma noticia de uma menina que agora se chama juliana e foi adotada na oaf ela é minha irmã o nome dela era iasmim ela foi adotada muito pequena o que eu soube antes de vir pra recife foi que ela morava em brotas estou tentando localizar minha irmã. valeu

  34. Olá,procuro uma irmã minha que passou pela “OAF (Organização de Auxílio Fraterno) “,em Salvador /Bahia,no bairro do Queimadinho da Liberdade.Mais ou menos pela época do ano 1979 à 1985 talvez.Sua mãe biológica se chamava ou se chama : D.Lindiomar Gomes dos Santos e minha irmã se chamava “Rosemeire” …talvez “Gomes dos Santos ” ou Gomes de Moura ou Pires de Moura.Ela deve ter chegado com um esses nomes.Eu acho que ela nasceu em Olivença ,Ilhéus.Eu não passei pela OAf,mais fui dado para adoção ainda bem pequeno,com meses de nascido e me chamava ” Junior “.Graças a Deus eu tive uma infâcia feliz e fui muito bem educado pelos meus pais adotivos . Mas sempre quis conhecer meus irmãos.Visitei a Rosemeire quando eu ainda era muito pequeno,talvez uns 4 anos.Tenho uma vaga lembrança dela.Lembro que ela era mais velha do que eu e levava uma boa diferença de idade talvez e se não me falha a memória ela era branquinha ,com os olhos claros e meio puxados e com os cabelos bem claros.Enfim,muito bonitinha e eu nunca me esqueci desse momento,mesmo que a lembrança seja bastante vaga também.Voltei lá depois de já um pouco grande e já parecia que ela tinha sido adotada.Mas por favor,quem souber do paradeiro dela e aonde ela se encontra,por favor,entrar em contato com o meu E’mail: daniel-cerqueira1@hotmail.com . Muito obrigado!!

  35. EU AGRADEÇO A DEUS E A OAF POR SER O PROFISSIONAL QUE EU SOU HOJE
    ESTUDEI ELETRONICA EM 2005 E ATE HOJE ESTOU NA AREA. E UMA PENA TER ACABADO OS CURSOS ERA UMA BENÇÃO

  36. Que foi dos anos 60 e conheceu Paulo Cezar, filho de Nilza Pereira da Conceição, e que pode me da notícia da mesma.

  37. Oi boa noite me chamo luana batista fui adotada aí na o afastamento guando tinha três anos e gostaria de conhecer meus pais biológico e não tenho como conhecer pois não sei o nome deles e nada sobre eles

  38. Ah e estou morrendo em serrinha BA meu telefone e 75-91827439 gualguer coisa então em contato por favor grata

  39. Ah e estou morando em serrinha BA meu telefone e 75-91827439 gualguer coisa então em contato por favor grata

  40. Oii sou graziela ja passei por rair lembra da quele meu pais que tia eu falei a vcs que nao queria mora com agora menha vida ta um ifeno nao guetou mas

  41. Oi sou da época de 79 cheguei recem nascida e sai com 9 meses fui adotada ñ tenho nenhuma notícia da minha origem gostaria desabr sobre minha mãe .

    • Andréia boa noite!
      talvez me conheça então, sou Mariza Ferreira, entrei com dois meses (1979)de vida na instituição e saí com quatro anos(1983)
      Entre em contato através do zap (88) 9 92331679

  42. Je m’appelle Jean baptiste Sandt je suis arrive chez vous bébé adopté par des parents français annie et Christian Sandt j’ai porté le nom de Paulo Roberto aujourd’hui j’ai 31ans et je suis venue pour les vacances début 2000 je souhaite savoir dès chose sur mes parents brésilien

  43. Jean vous avez été laissé dans l’institution avec combien d’années et à gauche de quelle année?

  44. Jean qui vous a donné l’entrée dans l’institution?
    Vous devez y aller et demander votre billet et vous saurez quelque chose!
    bonne chance!

  45. Olá pessoal. gostaria de contatos com pessoas que entre anos 60 a 85 foram menor aprendiz pela OAF, após o incêndio que houve na OAF os arquivos queimaram e hoje que quiser contar o tempo de serviço terá que colocar em grupo para ter esse direito de adicionar como tempo para se aposentar….entrar em contato 71 98821-8458 Antonio.

  46. MAIS UMA VEZ VENHO AQUI PEDIR PARA QUEM PUDER LOCALIZAR NATILDES FERREIRA DA SILVA(MINHA MÃE), FICAREI ETERNAMENTE GRATA.
    COMO JÁ MENCIONEI MORO NO INTERIOR DA CAPITAL DE FORTALEZA E DEVIDO AOS TRABALHOS E UMA FILHA PEQUENA NÃO TENHO CONDIÇÕES DE ME DESLOCAR ATÉ SALVADOR.
    MINHA MÃE ATUALMENTE ESTÁ MORANDO EM PERIPERI,TRABALHANDO EM CASA DE FAMÍLIA….QUEM PUDER ANUNCIAR NO BOCÃO…TV BAHIA ME AJUDEM.
    MEU EMAIL É
    andreymariza2001@hotmail.com
    NO MOMENTO ESTOU SEM CELULAR.

  47. BOA NOITE!
    ANDRÉIA ALGUMA NOVIDADE SOBRE SUA FAMÍLIA BIOLÓGICA???
    ABRAÇO.
    NO MOMENTO ESTOU SEM CELULAR TÁ.

  48. Ola também passei por lá no ano de 1982, me chamo André Luiz e gostaria de saber informações que me levasse a minha família qualquer informação que puder me ajudar me chama no zap 71981801552.

Deixe um comentário